Porque um CIO é um ativo demasiado dispendioso para uma PME e difícil de reter. Um vCIO é uma oportunidade sustentável para termos um profissional com elevado conhecimento na nossa micro, pequena ou média organização.
O único requisito é compreender a mais valia de um vCIO – que trás uma visão e uma estratégia alinhada ao seu negócio. Cada vez mais os negócios têm uma base mais tecnológica. Como tal, podemos implementar o vCIO praticamente em qualquer área de negócio, sobretudo naqueles que procuram ou têm mais tecnologia.
É chave ter um (ou mais) parceiros tecnológicos. No entanto, é importante ter alguém que conhece o negócio e que o possa aconselhar de forma totalmente independente, isto porque o parceiro informático vai sempre procurar vender as suas soluções mas nem sempre poderão ser as soluções mais vantajosas para o seu negócio e para si, bem como a qualidade das suas implementações. É importante entender que como vCIO não nos vamos substituir ao seu parceiro informático, vamos sim integrar as parcerias e trazer uma sensibilidade estratégica que vai permitir um crescimento de todos os intervenientes pois o nível de exigência é superior.
O vCIO.pt é um serviço de consultoria personalizado e com objetivo de melhoria contínua. Consideramos que este tipo de trabalho não deve ser “one-shot” e é algo que deve obdecer a um acompanhamento regular e próximo. A prestação do nosso serviço não é com um compromisso baseado em escala mas em qualidade e individual.
- Na primeira fase fazemos um levantamento inicial para compreender o “estado da arte”.
- Propomos a nossa visão e prioridades alinhadas com a visão executiva
- Desenvolvemos o plano prático, alinhamos os recursos como as parcerias e identificamos as métricas de avaliação
- Monitorizamos a execução do plano e iniciativas
- Avaliamos o sucesso das iniciativas
- Voltamos a iterar
Claro que sim! A ideia do vCIO é precisamente uma forma de permitir às empresas com uma dimensão mais reduzida de terem um ativo tão importante e estratégico que pode contribuir para o crescimento e qualidade da sua organização, algo que seria extremamente difícil se pretendesse contratar uma pessoa com este perfil (CIO). Especialmente numa altura em que há uma escassez de profissionais altamente qualificados e com uma visão abrangente “top to bottom”.